Será que Maxmilhas e Hotmilhas podem falir com o Coronavírus?
Fiz um vídeo específico sobre isso em nosso Canal do Youtube (MELHOR CANAL DE INVESTIMENTOS E RENDA EXTRA DO YOUTUBE) rsrs. Mas vamos a alguns detalhes importantes que só vamos falar aqui.
Primeiramente, é uma situação completamente atípica!
Quando na história desse planeta alguém imaginaria que TODOS os aviões permaneceriam parados… e sem expectativa de retornar suas atividades? Creio que ninguém esperava por isso.
Sendo assim, não preciso nem falar qual setor foi o mais atingido de todos né? O setor aéreo e o setor de turismo! Diversas empresas estão correndo o risco REAL de virem a falir.
O que é mais assustador é que até empresas enormes que são negociadas na nossa bolsa de valores estão correndo esse risco. E sabendo disso o governo está ajudando as empresas do setor aéreo para que elas não venham a falir, com benefícios fiscais e diversas MPs de apoio.
Isso é ótimo porém… mesmo assim elas correm esse risco.
Para piorar vamos lembrar das nossas empresas que trabalham no setor aéreo, no setor de turismo e com milhas aéreas como exemplo a maxmilhas e a hotmilhas. Empresas menores do que as mencionadas anteriormente, que estão no mesmo setor (até pior) … e se eu te dissesse que todos os “apoios” do governo com os benefícios fiscais e MPs não valem para as empresas de milhas?
Podemos concluir assim que se as empresas gigantes do setor aéreo e do setor de turismo correm riscos… já pensou essas empresas de milhas aéreas?
As empresas de venda de milhas correm sério risco de falirem por que além de estarem no “epicentro” da crise… As empresas de venda de milhas (maxmilhas e hotmilhas, elomilhas, 123milhas, cashmilhas…) estão na ponta da linha e além de estarem expostas ao risco do setor elas ainda são prejudicadas nesse ponto.
Então se existe um “medo” das grandes empresas aéreas quebrarem com toda essa situação… o medo é muito maior para as empresas que compram e vendem milhas.
Vamos então a situação dos pagamentos que podem ser atrasados ou que já estão sendo atrasados (e até parcelados).
Por que faz sentido eles fazerem isso?
Vamos a um exemplo pessoal… Vendi milhas em dezembro de 2019. Mais tardar em Janeiro de 2020 eu já recebi o pagamento integral. O voo seria realizado em Abril de 2020. O problema no fluxo de caixa para as empresas de milhas (além de todos já mencionados) piora aí. Pois a passagem foi cancelada e eles já me pagaram o valor… logo, eles me pagaram (“perderam” esse dinheiro), tiveram todos custos fixos e variáveis (funcionários, luz, manutenções, atualizações software, impostos, taxas, internet) e ainda por cima vão ter que reembolsar o cliente final… fora que dependendo da situação correm riscos judiciais.
Lembrando que esses custos fixos e variáveis que eles tiveram não se limitam somente a mim… TODO trabalho que eles executaram entre outrubro de 2019 e fevereiro de 2020 provavelmente foi por “água a baixo” … olha o tamanho do furo no seu caixa aumentando cada vez mais!! Sem contar todas as incertezas que viveremos. Até quando a doença permanecerá? Até quando a doença vai permanecer “cancelando passagens já vendidas”?
E aí vamos para a próxima incógnita…
Por que eles vão continuar pagando normalmente quem vendeu milhas com eles se eles nem sabem se a viagem vai ocorrer ou se ela vai ser cancelada??
Exemplo eu vendi uma passagem em abril de 2020 que o voo vai ocorrer em agosto de 2020. Era para eu receber mais tardar em maio esse pagamento. Mas e aí… é justo me pagarem sendo que o voo pode ser cancelado e a empresa permanecer aumentando seu “furo” no caixa?
A medida por exemplo de parcelar o pagamento pode ser uma boa alternativa que diminui esse “furo” no fluxo de caixa caso a passagem seja cancelada.
Vamos para o último questionamento que me fizeram…
“Vendi minhas milhas para um voo que já ocorreu, por exemplo inicio de abril”… isso também aconteceu comigo!!! E vou relatar aqui o que eu tive de resposta e que pode ajudar você também a chegar a sua.
Eu achei que o voo foi realizado e que o cliente viajou, porém estava enganado… não houve o voo nem o passageiro viajou… minhas milhas utilizadas para emitir a passagem ainda estavam em processo de cancelamento… e por isso também que algumas empresas de milhas aéreas não estão pagando alguns supostos “voos” que já foram realizados.
Por isso sugiro a vocês a verificarem mesmo se o voo ocorreu e se o passageiro viajou… pois, provavelmente, sua passagem ainda está em cancelamento e suas milhas vão retornar para sua conta mais para frente.
Enfim espero ter contribuído de alguma forma e clareado um pouco mais a situação. Lembrando que eu também tenho bastante dinheiro para receber das vendas das minhas milhas. Pois é meus amigos… vender milhas não é tão simples assim não… Tem altos e baixos também.
Vai dar tudo certo! Vamos torcer para que dias melhores venham! O que eu tenho certeza é que de uma forma ou outra vamos conseguir dar um jeito nessa situação… e quem for esperto vai sair ainda mais forte disso tudo!
Seja o primeiro a comentar!