Os carros estão tão caros no Brasil por quais motivos?
Elencamos aqui nessa matéria 11 motivos que explicam por que os carros estão tão caros aqui no Brasil e vamos explicar o impacto de algumas delas aqui agora! Inflação, impostos enormes, semicondutores, matérias primas mais caras, efeito dólar, frete marítimos mais caro, fábricas paradas, conflitos globais, demanda por carros maior, combustível mais caro e risco Brasil são os grandes responsáveis pelos veículos estarem tão caros por aqui.
Inflação
Para quem não sabe inflação é o nome dado ao aumento dos preços de produtos e serviços. Ela é calculada pelos índices de preços, frequentemente chamados de índices de inflação.
Quando falamos em inflação não podemos esquecer que o Brasil é “especialista” nisso! Brincadeiras a parte inflação é um dos grandes problemas relacionados a economia global! Somente no Brasil de fevereiro de 2020 a abril de 2022 a inflação passou por uma alta de 20%! E muitos economistas estão acreditando que a inflação no Brasil pode subir até 2 dígitos! O que contribuiria muito para uma alta ainda maior no preço dos carros.
Impostos enormes no Brasil
Isso também não é novidade para ninguém! O Brasil é recordista em impostos, o que não faltam são eles… e quando falamos de automóveis temos 5 que deixam o carro mais caro de 30 a 49%! E para carros importados ficam entre 60 a 79% mais caros! Os impostos “responsáveis” por isso são ICMS, Confins, IPI, PIS e IPVA.
Escassez de Semicondutores
Essa situação piorou muito nos últimos tempos! Inclusive a AFS (Auto Forecast Solutions) informou que começou algumas medições, desde janeiro de 2021, e cerca de 6,3 milhões unidades deixaram de ser produzidas. Essa situação deve afetar a montagem e fabricação de cerca de 12 milhões de veículos ao redor do mundo.
Matérias primas mais caras
As principais matérias primas que são utilizadas na fabricação dos casso são aço, borracha, plástico e alumínio. Sem contar com o fato de que a indústria automobilística depende de petróleo e diversos derivados!
Diversos componentes dolarizados
Grande parte dos componentes de um veículo são dolarizados! Estudos dizem que pode afetar até 70% do preço de fabricação de um carro! Com o aumento do dólar comparado com o real o resultado disso não pode ser outro, aumento dos preços! De fevereiro de 2020 até o começo de 2022 o dólar subiu 20% e pode subir ainda mais. Inclusive uma opção para proteger o seu patrimônio é investir no exterior e para isso existem várias opções como por exemplo a Avenue e Nomad (que inclusive temos matéria sobre o assunto aqui no blog)!
Frete marítimo mais caro (subiu mais de 5,7 vezes o preço de 2020 até 2022)
O preço do frete marítimo subiu mais de 5,7 vezes de 2020 até 2022! Para despachar, por exemplo, um baú de tamanho padrão de janeiro de 2021 até outubro de 2022 saiu dos US$1.400 para U$2,600!
Grande parte dos componentes dos carros e até mesmo carros importados chegam ao Brasil por meio desses fretes transoceânico.
Conflitos globais e incertezas (preços das commodities subirem)
Quando achamos que a situação iria melhorar após a crise do COVID acontece a guerra envolvendo a Rússia e Ucrânia! Além disso somam-se as incertezas com relação ao futuro e ao prolongamento ou evolução da doença… Inclusive até a data que esse post está sendo feito a China ainda mantém os lockdowns que vem assustando os demais países do mundo que já estão flexíveis com relação a prevenção e combate ao COVID. Uma das consequências disso é que os preços das commodities vão seguir aumentando atingindo em cheio, mais uma vez, o aumento dos preços dos veículos.
Desequilibrio na oferta e demanda por carros
Pelos problemas de escassez de semicondutores e problemas de fechamento de portos e falta de containers, muitas entregas de veículos estão atrasadas a meses! Isso faz a oferta de veículos diminuir drásticamente, só que a demanda por carros continua igual ou até maior! Dessa maneira a consequência imediata é o aumento do preço dos carros! Tanto os novos quanto os seminovos!
Seja o primeiro a comentar!