Coronavírus: Sentimentos em um Bear Market
As emoções em um Bear Market, tempos em que o otimismo e a euforia se transformam, rapidamente, em pessimismo e angústia.
Tudo que antes era um “pequeno risco” aos olhos dos investidores, ganham uma proporção enorme!
Muito dinheiro é “perdido” e confiança então nem se fala. O Home Broker vira um grande filme de terror, quase que uma série especial de tortura.
Esses novos investidores depois de uns meses do mercado de baixa… perdem o interesse e as boas expectativas no mercado de ações, abandonando prematuramente o mercado acionário. Muitas vezes por parte de uma má educação e instrução de como administrar seu dinheiro. Uma falta de educação financeira e é justamente por isso que criamos esse site e nosso canal no youtube “Pense como Rico”.
A renda fixa que antes estava esquecida e foi muito “julgada” volta a receber bilhões de aportes em poucos dias!
Vamos agora refletir e enxergar tudo de uma forma mais “positiva” agora em meio a toda essa confusão… como vocês bem sabem eu gosto muito de sempre achar coisas boas em meio as ruins.
Os preços das ações e dos fundos imobiliários começaram a cair bastante sem muitas “justificativas” plausíveis… e a margem de segurança que era pequena no mercado de alta, começam a se abrir nos Bear Market. O engraçado é que muitos investidores que estavam extremamente animados e corajosos com a bolsa passando dos 115 mil pontos estão todos escondidos com medo… o que é no mínimo estranho. Compram “felizes” uma ação que vale R$40,00 em um dia e quando cai uns dias depois para R$27,00 (sem motivos relacionados diretamente a gestão da empresa ou fundamentos) todos estão com medo?
Quando preço e múltiplos estavam esticados a probabilidade de ganhar dinheiro era muito menor… agora com a queda por que todos se escondem quando deveriam analisar melhor e comprar? Existem empresas com múltiplos inferiores a última crise. Algumas com DY (dividend yield) acima de 9%!!! Mais de 20 ações com DY acima do CDI nessa crise.
Aposto com vocês que quem não ir aproveitando essa “oportunidade” de compra aos poucos vai sentir saudades desses preços… depois vai ser “fácil” dizer o quanto eles estavam baratos mas no momento, vivendo na pele a queda da bolsa, a maioria se escondeu com medo.
Somente não se esqueça de algo muito importante… NÃO INVISTA na Bolsa de Valores se você não vê esse tipo de investimento para o longo prazo (prazos de no mínimo 8 anos para frente). Estudos afirmam que quanto maior é o tempo que você mantém seus ativos na bolsa, menor é a chance de você não ganhar dinheiro com a bolsa! E para confirmar o que estou falando aí vai um gráfico de um estudo feito lá nos Estados Unidos. Bons estudos a todos! Fiquem com Deus!
Seja o primeiro a comentar!