Coronavírus qual seu real impacto para seus ativos?

Coronavírus qual seu real impacto para seus ativos?

Primeiro com relação a ideia equivocada de que o coronavírus não é tão grave… São mais de 140 mil pessoas infectadas em todo o mundo e mais de cinco mil mortes contabilizadas até agora. É comum comparar a doença com uma gripe comum, mas, diferentemente da gripe, ainda não existe um tratamento adequado ao coronavírus e tudo indica que a transmissibilidade da nova doença é mais alta.

Lembrando que a gripe não precisa ser mais letal para derrubar as bolsas de valores de todos os países do mundo! rsrsrs

O grande problema nisso tudo é a superlotação dos hospitais e também o serviço precário dependendo do país que os hospitais públicos possuem. Provavelmente a gripe na China foi muito mais bem administrada do que seria aqui no Brasil caso o epicentro da doença fosse aqui.

O número de casos fora da China e a distribuição dos casos ao redor do mundo não para de aumentar (de forma exponencial), infelizmente não são somente nossos ativos (ações e fiis) que “crescem” dessa forma. O grande problema é que a China fez um ótimo trabalho de controle epidemiológico porém o risco agora reside nos outros países com casos de contaminação… esse é o MAIOR RISCO.

Alguns países já tomaram decisões protetivas que afetam por consequência diretamente a economia como um todo!! Coreia do Sul declarou quarentena, Itália, Alemanha, França, Espanha e Estados Unidos, este último tomou uma medida mais extrema proibindo o trânsito de pessoas dos EUA para a Europa e o contrário também. Evidentemente, quanto mais cedo houver a tomada de atitude – seja do governo, seja da população –, menor será o impacto do coronavírus no país.

Alguns setores da economia estão sendo diretamente atingidos… à indústria e principalmente ao setor de serviços (que representa a grande maioria do PIB brasileiro). Isso pode vir a reduzir diretamente o consumo e a produção de bens e serviços. Além disso, os reflexos da desaceleração de economias centrais no mundo, principalmente dos países Europeus, EUA e China! Que vão trazer impactos a toda economia global… um impacto direto no PIBs de muitos outros países.

Já está sendo reportado em todo mundo uma queda das perspectivas de crescimento dos PIBs para 2020.

Em termos econômicos, a recuperação das economias em 2020 vai depender fortemente do tempo e da intensidade desse tempo que os serviços, fábricas e empresas permacerão parados e consequentes reduções no consumo e produção.

No Brasil além disso tudo temos grandes desafios para esse ano de 2020, principalmente, com relação as reformas estruturais…

O que mais assusta nessa gripe são os cenários de incerteza… como será que as economias vão reagir? quanto tempo a industria e alguns países permacerão “parados”? os Jogos Olímpicos serão cancelados? Os países terão condições de atender as necessidades de sua população? Os hospitais terão capacidade para atender todos doentes? Quando virá uma cura?

Uma coisa é certa… Muitas empresas tiveram seus preços diretamente afetados com uma redução muito elevada. Mesmo o Brasil não sendo o epicentro da doença tivemos quedas maiores do que itália e china na bolsa de valores… Será uma possibilidade de entrada? Quem sabe não é o momento de começar a pensar em ir utilizando aos poucos sua reserva de oportunidade…

Aproveitando a oportunidade para falar um pouco no vídeo abaixo sobre os possíveis impactos do coronavirus para quem investe em milhas aéreas.

Sobre o autor | Website

Criador do Canal: Pense Como Rico Uma das maiores autoridades em Milhas Aéreas e Cartões de Crédito do país com + de 90 Milhões de Milhas Acumuladas e Vendidas! Dono de mais de 6 Canais no Youtube e diversos portais de notícias! Conquistou sua independência financeira aos 29 anos e hoje ajuda outras pessoas a fazerem o mesmo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!